Conheça aqui o que é Psicoterapia!
- Por João Gonçalo Lorenzo
- •
- 03 abr., 2019
- •

A Psicoterapia
A origem etimológica da palavra psicoterapia remete do grego psykhê – psique, alma ou mente, e therapeuein – cuidar, curar.
A psicoterapia é uma forma de intervenção terapêutica altamente eficaz enquadrada no âmbito da Psicologia Clínica que visa proporcionar à pessoa uma melhor compreensão do seu funcionamento psicológico. Corresponde a um processo gradual, no qual a pessoa é convidada a explorar juntamente com o psicoterapeuta, através de uma relação de confiança, segurança e de sigilo, uma série de sentimentos, pensamentos e emoções de forma a compreender melhor as causas do seu sofrimento psicológico. Visa fundamentalmente a mudança profunda e duradoura da personalidade da pessoa, bem como a qualidade das suas relações interpessoais.
Em que é que a Psicoterapia o pode ajudar?
Frequentemente constata-se que a Psicoterapia surge como o último recurso das pessoas num longo percurso de tentativas infrutíferas de se livrarem de problemas persistentes ao longo da vida ou durante um longo período de tempo. Problemas que interferem significativamente com a qualidade de vida. A psicoterapia é uma forma de tratamento eficaz para uma série de perturbações/transtornos psicológicos, quer como tratamento exclusivo ou como uma forma de intervenção coadjuvante a outras formas de tratamento, como por exemplo as terapêuticas psicofarmacológicas.
Normalmente as pessoas procuram este tipo de intervenção por razões específicas, como por exemplo: comportamentos obsessivos, condições psicossomáticas, alterações do comportamento alimentar, fobias, dificuldades na concentração ou na gestão dos impulsos (sexuais e agressivos por exemplo). Mas também há pessoas que procuram este tipo de intervenção porque subjectivamente são dominadas por sentimentos gerais de depressão, de ansiedade, insatisfação consigo próprias ou insatisfação com a capacidade de estabelecer relações satisfatórias com o Outro (amorosas, famíliares, amizades ou laborais).
Para além do alívio sintomático do sofrimento psicológico, a psicoterapia é sobretudo um processo de desenvolvimento pessoal que visa o crescimento e a potenciação de um conjunto de capacidades e de recursos da personalidade, tais como por exemplo: Autoconhecimento e conhecimento do Outro; desenvolvimento da Identidade; aumento da capacidade de Pensar (melhoria das funções mentais);capacidade de Autonomia; capacidade de Auto-Regulação dos afectos; aumento da capacidade empática; aumento da capacidade de Amar; capacidade de construção de relações mais genuínas, intimas, profundas e gratificantes; maiores sentimentos de Maturidade e de Serenidade.
Ao longo da evolução da psicoterapia, o
paciente começa a experienciar novas emoções, novas formas de pensamento e de
comportamento, bem como novas posturas em relação a si mesmo e aos demais. A
sensação do crescimento de competências e capacidades emocionais e relacionais
contribui para um aumento da sua autoeficácia (maior convicção de ser capaz de
lidar com os problemas que o fazem sofrer) e da sua auto-estima.
Qual a duração de uma Psicoterapia ?
A Psicoterapia não é um
processo com resultados imediatos mas sim graduais, cujas especificidades devem
ser adaptadas à medida de cada pessoa que a procura. Desta forma, a duração é
variável de pessoa para pessoa. A sua frequência pode variar de uma a três
vezes por semana e as sessões têm a duração habitual entre 45 a 50 minutos.
Quais as idades que beneficiam de Psicoterapia?
A Psicoterapia é recomendada e tem benefícios em qualquer idade. Naturalmente de acordo com as diferentes faixas etárias, crianças, adolescentes, adultos e idosos, existem diferenças ao nível da abordagem psicoterapêutica.
Por Dr. João Gonçalo Lorenzo, Psicólogo Clínico, membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Psicoterapeuta Psicanalítico em Formação pela Associação de Psicanálise Relacional.