SERVIÇOS

Oferecemos uma ampla gama de serviços, disponibilizados pela nossa equipa técnica altamente qualificada e experiente. O nosso objectivo é ajudá-lo a manter uma elevada qualidade de vida, através das melhores práticas de saúde e bem-estar. 

PSICOLOGIA CLÍNICA


A Psicologia Clínica foca-se em ajudar as pessoas a compreenderem-se melhor, a entender o sentido dos seus conflitos, dos seus sintomas emocionais, dos desejos e das escolhas. O psicólogo clínico poderá também ser crucial em períodos de pequenas ou grandes mudanças na vida das pessoas, para ajudar à adaptação a uma nova fase, de forma emocionalmente estável.
Um acompanhamento psicológico regular pode ajudar a manter o equilíbrio emocional, psíquico, social e escolar, fazendo com que aprenda a viver consigo próprio e com os que o rodeiam.

 Sinais de Alerta

Procure um psicólogo clínico sempre que se verificarem os seguintes sinais:

Na criança
  • Problemas no comportamento alimentar
  • Alterações de comportamento
  • Perturbações ao nível do sono
  • Dificuldades na socialização
  • Dificuldades na atenção
  • Problemas de aprendizagem
No adulto
  • Problemas ao nível da ansiedade
  • Sensação de pânico
  • Sinais de tristeza e isolamento
  • Alterações bruscas de humor
  • Dificuldade nas relações com os outros

PSICOTERAPIA


A psicoterapia é uma área especifica da Psicologia Clínica, que é levada a cabo por psicólogos especializados e com formação específica em psicoterapia psicanalítica.
A psicoterapia psicanalítica usa a mesma base teórica da psicanálise, constituindo-se igualmente como um instrumento que facilita o autoconhecimento, a ampliação do campo do pensamento, a transformação pessoal e a busca de um sentido de vida.
No processo psicoterapêutico são abordados estados de humor, sentimentos, pensamentos e comportamentos. O objetivo final do Psicoterapia é ajudar o paciente a assumir o controle da sua vida e a responder a situações desafiadoras de forma ajustada.
O processo psicoterapêutico é colaborativo e dinâmico, assim, o terapeuta e o paciente identificam continuamente problemas, definem objetivos, e alteram os planos de tratamento.
A psicoterapia é um processo que permite resultados em diversas problemáticas como: pânico, fobias, depressão, anorexia, stress pós traumático, entre outras. É igualmente eficaz nos conflitos pessoais, conjugais e familiares, que podem causar sofrimento psicológico e dificuldade em funcionar adequadamente.

Sinais de Alerta

Procure um psicoterapeuta sempre que se verificarem os seguintes sinais:

Na criança
  • Problemas no comportamento alimentar
  • Alterações de comportamento
  • Perturbações ao nível do sono
  • Dificuldades na socialização
  • Dificuldades na atenção
  • Problemas de aprendizagem
No adulto
  • Problemas ao nível da ansiedade e stress
  • Sensação de pânico
  • Sinais de tristeza e isolamento
  • Alterações bruscas de humor
  • Dificuldade nas relações com os outros

PSICOLOGIA EDUCACIONAL


A Psicologia Educacional ou Escolar é a área da Psicologia que se debruça sobre o processo de ensino e aprendizagem, que ocorre em ambientes de educação formal ou informal. A intervenção do psicólogo educacional tem como objetivo a potenciação de aprendizagens e a eliminação das barreiras a esta.

Sinais de alerta

Procure um psicólogo educacional sempre que se verificarem os seguintes sinais:

  • Dificuldades na aquisição dos conteúdos e competências escolares
  • Comportamentos desajustados em contexto escolar
  • Elevada resistência e/ou falta de interesse e motivação na participação em atividades relacionadas com a escola
  • Dificuldades na organização do tempo e/ou falta de métodos de estudo
  • Dificuldades específicas da aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia)
  • Problemas de adaptação escolar
  • Problemas comportamentais
  • Défice Cognitivo

TERAPIA DA FALA


A Terapia da Fala é a responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações nas áreas da fala, da linguagem, da comunicação, da leitura e escrita, da voz, da deglutição/alimentação e motricidade orofacial.

Sinais de alerta

Procure um Terapeuta da Fala sempre que se verificarem os seguintes sinais:

  • Dificuldades em pronunciar alguns sons
  • Problemas de fluência - gaguez
  • Dificuldades de expressão e/ou compreensão
  • Dificuldades de interação e/ou comunicação
  • Erros linguísticos, disortografias, dificuldades de leitura
  • Rouquidão frequente, cansaço ao falar
  • Dificuldades em engolir, engasgar-se com frequência
  • Movimentos orofaciais alterados, maus hábitos orais, Dificuldade no controlo da saliva

PSICOMOTRICIDADE


A Psicomotricidade tem como objetivo principal proporcionar à criança/jovem um movimento organizado e integrado, em função das suas experiências. De uma forma geral, a Psicomotricidade trabalha as seguintes áreas: tonicidade, equilíbrio, noção corporal, lateralidade, praxia global, praxia fina e relação.

Sinais de Alerta:

Procure um Psicomotricista sempre que se verificarem os seguintes sinais:

  • Imaturidade Psicomotora
  • Alteração do tónus muscular
  • Dificuldades motoras em exercícios manuais precisos
  • Atraso no conhecimento do esquema corporal
  • Dificuldades de memorização

TERAPIA OCUPACIONAL


A abordagem da Terapia Ocupacional tem como objectivo avaliar e intervir ao nível da pessoa, da ocupação e do ambiente. Intervém para desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio.

Sinais de Alerta

Procure um terapeuta ocupacional sempre que se verificarem os seguintes sinais:

Na criança
  • A criança comporta-se como espectador ou observador no parque infantil e raramente brinca de forma independente
  • Má postura quando está sentada, e durante situações de estar sentada sem suporte
  • Dificuldade em andar e permanecer em filas
  • Dificuldade em estar perto de outras crianças (ex: recreio)
  • A criança escolhe frequentemente o mesmo jogo ou atividade familiar e evita aprender novas atividades motoras ou jogos
  • Evita atividades de motricidade fina. Tem dificuldade em manipular objetos pequenos, demonstra uma preensão anormal do lápis, ou as suas mãos cansam-​se facilmente durante as tarefas de motricidade fina
  • Mais dificuldade do que seus pares a vestir-se, a atar os sapatos e a abotoar a roupa
  • Dificuldade em fazer jogos de construção, montar puzzles ou encontrar um objeto específico na sala de aula
  • A criança, frequentemente, corre de encontro às coisas na sala de aula, cai no chão ou choca propositadamente com objetos e pessoas
  • Não explora os objetos de forma esperada para a idade
  • Não executa tarefas de forma organizada, quando solicitado

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL


A Orientação Vocacional é um conjunto de práticas destinadas ao esclarecimento da problemática vocacional, ao nível académico e profissional. Trata-se de um trabalho preventivo cujo objectivo consiste em providenciar as ferramentas necessárias para possibilitar a melhor situação de escolha para cada pessoa. 
A Orientação Vocacional é um trabalho feito por um Psicólogo Educacional, e que consiste em simultâneo, na aplicação de testes escritos, e na auscultação e análise do discurso da criança ou jovem. Através da aplicação e análise de provas de interesses, aptidões e personalidade, é possível disponibilizar algumas orientações sobre o percurso académico e profissional indicado, bem como estratégias de autoconhecimento e pesquisa. Não toma só por si a decisão, mas apoia no processo de tomada de decisão.

A quem se destina

Procure o serviço de Orientação Vocacional nas seguintes situações:
  • No final do 9.º ano de escolaridade, para ajudar a decidir sobre a via de estudos no ensino secundário (Ciências e Tecnologias, Ciências Sócioeconómicas, Línguas e Humanidade ou Artes Visuais, ou via profissionalizante de dupla certificação)
  • No final do 12.º ano de escolaridade para ajudar a decidir sobre o percurso académico de ensino superior e/ou  percurso profissional
  • No decorrer do ensino secundário ou superior, quando existem intenções de mudar de área de estudo, ou de curso superior
  • Quando existem intenções de mudar de área profissional e/ou para perceber se existe aptidão para uma determinada área profissional
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