BLOG

Por Patrícia Rebelo 10 abr., 2024
Estes dados são os aconselháveis de acordo com os dados das fornecidos pela Organização Mundial de Saúde!
 
Por CompletaMente 22 jan., 2023

Uma das novidades é trazermos parceiros para a nossa revista, com isso descobrimos a Revista PsiRelacional – Perspectivas Relacionais em Psicanálise. Esta é uma revista recente mas muito interessante e tem como objetivo a publicação de trabalhos científicos que servem de suporte à compreensão da vida psíquica, trabalhos esses que têm como base a fundamentação teórico-clínica na intervenção psicanalítica e psicoterapêutica.

Nesse sentido iremos apresentar o resumo do artigo “Como Encontrar o Futuro em João dos Santos?”, escrito pela brilhante Dra. Maria José Vidigal. Para ler e consultar o artigo completo é só aceder ao link.

Maria José Vidigal é Pedopsiquiatra, Psicanalista e Psicoterapeuta Psicanalítica e tem feito um trabalho muito importante nesta área. É membro direto da IPA e Sócia Fundadora e Presidente da Comissão Científica da PsiRelacional. Lançou alguns livros, tais como, “Por detrás do espelho”, “Pensar a esquizofrenia na criança”, “Intervenção Terapêutica em grupos de crianças e adolescência”, “Eu sinto um tormento com a ideia do fim definitivo.”

Como Encontrar o Futuro em João dos Santos?

A autora refere que teve o privilégio de conhecer, e de trabalhar, com João dos Santos, o que lhe permite dar a conhecer o psiquiatra, o médico e o pedagogo que introduziu em Portugal a modernidade na maneira de observar, de estar com a criança, e que ainda mantém atualidade. Se desde muito cedo (anos 40 do século XX) esteve ligado aos problemas da educação, também lutou pela necessidade de os serviços de saúde materno-infantis estabelecerem medidas preventivas ao nível da saúde mental infantil. Considerava que a saúde mental não é um campo estritamente médico e que era um “assunto demasiado sério para ser entregue só aos psiquiatras,” necessitando da contribuição de sociólogos, filósofos, educadores, urbanistas… Para João dos Santos, a prevenção e a investigação são as atividades nobres da saúde mental infantil.

Para ler o artigo completo aceda à revista PsiRelacional nº 2.

Este artigo faz parte do Volume 8 da Revista CompletaMente, leia a versão online  aqui.


Por CompletaMente 22 jan., 2023
Viajar possibilita estarem ambos os pais presentes e que haja ainda mais momentos significativos entre os vários membros da família.
Por CompletaMente 22 jan., 2023
Ao tempo linear, claro e preciso, que ajuda o indivíduo a organizar-se, subjaz a complexidade e a subjetividade do conceito do tempo.
Por CompletaMente 22 nov., 2022
São memórias afetivas suficientemente boas, de tempos em que valeu a pena viver e esperar, que nos permitem sacudir dos olhos o tempo perdido, continuar a sonhar e mergulhar no olhar sobre a nossa própria verdade do tempo.
Por CompletaMente 22 nov., 2022
O Psicomotricista trabalha com crianças e jovens focando-se em todos os aspetos do seu desenvolvimento: cognitivo, motor e emocional.
Show More
Share by: