Blog Post

Como encontrar o futuro em João dos Santos? Por Maria José Vidigal

  • Por CompletaMente
  • 22 jan., 2023

Uma das novidades é trazermos parceiros para a nossa revista, com isso descobrimos a Revista PsiRelacional – Perspectivas Relacionais em Psicanálise. Esta é uma revista recente mas muito interessante e tem como objetivo a publicação de trabalhos científicos que servem de suporte à compreensão da vida psíquica, trabalhos esses que têm como base a fundamentação teórico-clínica na intervenção psicanalítica e psicoterapêutica.

Nesse sentido iremos apresentar o resumo do artigo “Como Encontrar o Futuro em João dos Santos?”, escrito pela brilhante Dra. Maria José Vidigal. Para ler e consultar o artigo completo é só aceder ao link.

Maria José Vidigal é Pedopsiquiatra, Psicanalista e Psicoterapeuta Psicanalítica e tem feito um trabalho muito importante nesta área. É membro direto da IPA e Sócia Fundadora e Presidente da Comissão Científica da PsiRelacional. Lançou alguns livros, tais como, “Por detrás do espelho”, “Pensar a esquizofrenia na criança”, “Intervenção Terapêutica em grupos de crianças e adolescência”, “Eu sinto um tormento com a ideia do fim definitivo.”

Como Encontrar o Futuro em João dos Santos?

A autora refere que teve o privilégio de conhecer, e de trabalhar, com João dos Santos, o que lhe permite dar a conhecer o psiquiatra, o médico e o pedagogo que introduziu em Portugal a modernidade na maneira de observar, de estar com a criança, e que ainda mantém atualidade. Se desde muito cedo (anos 40 do século XX) esteve ligado aos problemas da educação, também lutou pela necessidade de os serviços de saúde materno-infantis estabelecerem medidas preventivas ao nível da saúde mental infantil. Considerava que a saúde mental não é um campo estritamente médico e que era um “assunto demasiado sério para ser entregue só aos psiquiatras,” necessitando da contribuição de sociólogos, filósofos, educadores, urbanistas… Para João dos Santos, a prevenção e a investigação são as atividades nobres da saúde mental infantil.

Para ler o artigo completo aceda à revista PsiRelacional nº 2.

Este artigo faz parte do Volume 8 da Revista CompletaMente, leia a versão online aqui.


Share by: