Blog Post

Entrada para a Escola!

  • Por Completamente
  • 02 set., 2019

A entrada para a escola é uma altura muito importante, tanto para o bebé como para os seus pais.

Neste momento os pais estão muito ansiosos porque é uma altura em que os seus filhos saem de um contexto familiar, onde estão com os avós, pais, ou outros cuidadores, para um espaço em que ficarão à responsabilidade de pessoas desconhecidas.

Com que idade é que o bebé deve entrar para a escola?

Na realidade não existe uma idade indicada para a entrada dos bebés na escola. Infelizmente em Portugal a licença de maternidade, legalmente designada como licença parental permite que os pais apenas fiquem com os bebés em casa por um período de 120 ou 150 dias.

Posteriormente ao período de licença parental, os pais ficam numa posição em que ou têm o apoio da família para tomar conta dos filhos, ou a única hipótese que resta, à partida, é a entrada da criança na escola.

Entre os 8 /9 meses o bebé começa a ganhar consciência da separação da mãe, e por isso desenvolve alguns comportamentos que demonstram sentimentos de medo e insegurança. Neste período a criança desenvolve aquilo a que chamamos de angústia de separação. Esta fase pode-se prolongar, e por esse motivo convém que o bebé não inicie nesse período a entrada para a creche.

Na grande maioria dos casos, as crianças entram para o berçário por volta dos 5/6 meses. Segundo a Dra. Patrícia Rebelo, psicóloga clínica, “se a mãe estiver tranquila o bebé também estará calmo. É fundamental num momento como este, que os pais confiem na escola que escolheram para o seu filho, pois isso irá ajudar a aliviar a ansiedade e as preocupações na altura em que deixam o bebé na creche.”

Tal como referimos no nosso artigo 10 Dicas para escolher a escola certa!”, os equipamentos, as instalações, a higiene, a pedagogia, são aspetos que devem estar de acordo com aquilo que os pais gostariam para o seu filho.

O ideal nesta fase de transição da criança é que ela não passe muito tempo na escola. Inicialmente esta mudança deve ser feita com períodos curtos que vão aumentando gradualmente.

Segundo dados da Eurostat de 2014, na União Europeia crianças com menos de três anos passam, em média, 26 horas semanais nas creches. Em Portugal este número sobe até às 40 horas.

Em soma, este período de transição pode apresentar alguns desafios para os pais, no entanto, é importante ter atenção a dois fatores. Primeiro, a escolha da escola deve ser feita de uma forma consciente e refletida. Em segundo lugar, é fundamental que os pais tenham conhecimento que o número elevado de horas na escola pode trazer consequências emocionais à criança.



Share by: