BRINCAR COM OS SONS

  • Por completamente.pt
  • 31 jan., 2019

Brincar com os sons é importante desde sempre. Logo no nascimento está demonstrada a importância de repetir o palrar e as vocalizações do bebé como forma de comunicar e interagir. Posteriormente essas vocalizações tomam forma e significado dando lugar a palavras e futuramente a frases.

Numa fase pré – escolar, torna-se importante a estimulação da consciência fonológica. Mas afinal que “palavrão” é este e porque é tão importante? A consciência fonológica é tão somente, tomar consciência da importância de brincar com os sons da nossa língua.

Podemos de forma lúdica, através de jogos e brincadeiras, ensinar a dividir as palavras em bocadinhos e estamos a desenvolver a divisão silábica. Ou então, vamos dizer coisas que comecem pelo som /l/ como lata, vamos dizer palavras que comecem pelo bocadinho /ch/ como chuva e chapéu. Vamos pensar em palavras que terminem com o mesmo bocadinho que cão, como camião. Se na palavra colchão tirarmos o bocadinho /col/ fica… chão. Ou, vamos repetir esta história engraçada comigo.

E assim a brincar, estamos a trabalhar conceitos tão importantes, como a noção de frase, palavra, silaba e som que são fundamentais para uma boa articulação dos sons, assim como para uma boa aquisição da leitura e escrita aquando a entrada no 1º ciclo.

Já no primeiro ano quando começam a aprender as letras é importante que percebam que à letra corresponde um som, por exemplo a palavra pato tem quatro sons /p/, /a/, /t/, /o/ e podemos mais tarde começar a pedir para escrever palavras que começam ou terminam por um som.

Por isso não se esqueçam que brincar é muito importante… até com os sons.

 

Autora: Dr.ª Andreia Silva Rosa